Resenha: Em Chamas de Suzanne Collins

Olá pessoal, finalmente li Em Chamas e aqui segue minha resenha. A próxima resenha, creio que será de Will & Will, um livro do David Levithan com o John Green, que li há um tempo atrás. Comentários e dicas de livros são sempre bem-vindos!
Em Chamas (Jogos Vorazes #2)
Suzanne Collins
413 páginas
Rocco Jovens Leitores
2011
Depois da improvável e inusitada vitória de Katniss Everdeen e Peeta Mellark nos últimos Jogos Vorazes, algo parece ter mudado para sempre em Panem. Aqui e ali, distúrbios e agitações dão sinais de que uma revolta é iminente. Katniss e Peeta, representantes do paupérrimo Distrito 12, não apenas venceram os Jogos, mas ridicularizaram o governo e conseguiram fazer todos - incluindo o próprio Peeta - acreditarem que são um casal apaixonado. A confusão na cabeça de Katniss não é menor do que a das ruas. Em meio ao turbilhão, ela pensa cada vez mais em seu melhor amigo, o jovem caçador Gale, mas é obrigada a fingir que o romance com Peeta é real. Já o governo parece especialmente preocupado com a influência que os dois adolescentes vitoriosos - transformados em verdadeiros ídolos nacionais - podem ter na população. Por isso, existem planos especiais para mantê-los sob controle, mesmo que isso signifique forçá-los a lutar novamente.
Caso você não tenha lido Jogos Vorazes, leia a resenha aqui. O post abaixo contem spoilers dos dois primeiros livros.

SPOILERS ABAIXO!

Para ser totalmente sincera, comecei a ler Em Chamas há mais ou menos uns quatro meses. Nunca passei da página 80. Num belo dia, decidi terminar de ler. E consegui!
Como eu disse, o início do livro é muito devagar e só a partir da página 100 começa a melhorar. Mas sério, se eu não quisesse tanto terminar esse livro não teria dado jeito. Eu gostei do livro, sim. Mas vou citar vários pontos negativos aqui.
Creio que foi porque eu esperava demais, porque ouvi dizer que esse é o melhor da trilogia. Até concordo, porque depois ele começa a ficar muito bom. Ainda não li A Esperança, então não sei como é.
Nesse livro a Katniss está muito blasé pro meu gosto. Como sou team Peeta pra vida é um pouco triste, já que parece que ela está com o Peeta só pra não causar mortes e etc. Veja, eu sei que isso começou como uma jogada de marketing para eles ganharem os jogos, os amantes desafortunados do distrito 12. Mas poxa, está tão óbvio que o Peeta a ama, e ela não sabe se o ama e pra ficar mais chato ainda, ela nem sabe se ama o Gale. Chata, chata, chata!
Em Jogos Vorazes eu estava apaixonada pela Katniss, a menina que eu gostaria de ser, mas após esse livro repensarei muito bem. O bom desse livro foi a introdução de novos personagens, como Finnick Odair (que foi o que eu mais simpatizei), a Wiress, Beetee, Mags, e claro, Johanna Mason. Não gostei tanto da Johanna, mas creio que ela será importante para a história daqui em diante. Haymitch, como sempre, é o cara! No início não gostava muito dele, mas ele é um gênio. Apesar de viver bêbado e tal.
O enredo dessa estória é: o distrito 13 não acabou?! A Capital sabe disso?! Será que Katniss começou uma revolução ao estender as amoras para Peeta?! Essas respostas serão todas respondidas, gostaria MUITO de falar pra vocês quais são elas, mas é spoiler demais da conta!
No livro Em Chamas, presenciamos os 75º Jogos Vorazes, também conhecido como Massacre Quaternário, que ocorre a cada 25 anos. Dessa vez, dois vitoriosos vivos de cada distrito terão que voltar à arena. Vocês já sabem quem volta, porque essa sinopse entrega tudo. Mas bem, gostaria que tivesse tido mais partes dentro da arena. Fala pouco sobre isso. Já que, o Massacre Quaternário é anunciado lá pela página 200. O livro só tem 413 páginas.
Suzanne Collins, mais uma vez dá um show de escrita. A escrita é em primeira pessoa, tudo pelo ponto de vista de Katniss. Eu não costumava gostar desse tipo de livro, mas, agora adoro!
O livro foi publicado no Brasil pela Rocco Jovens Leitores. As folhas são amareladas e não muito grossas, nem tão finas. A diagramação está muito boa. O preço também não está tão alto, eu comprei o Box e paguei R$69,90 (na Black Friday do ano passado).
Eu gostaria de ter dado a nota 5 para Em Chamas, mas dei 4,5 por causa da divagação no início. De resto, indico totalmente o livro! Leiam!

Um comentário:

  1. Oi. 'Em Chamas' é de longe o melhor livro da trilogia para mim. Eu sou totalmente suspeito para falar da série - já que sou fã - mas eu acho que tive sentimentos contrários ao seu com relação à história. Fiquei preso quase que totalmente do começo ao fim, e mesmo com o começo um pouco lento, acho que foi totalmente necessário para o desenrolar da trama.
    Pra mim é cinco estrelas e favorito. >.<
    Mas gostei de sua resenha. Apesar de não concordar com algumas coisas, acho necessário ler uma opinião diferente da sua :)

    Abs
    Ronaldo Gomes
    livrosobrelivro.blogspot.com

    ResponderExcluir