Resenha: Jogos Vorazes de Suzanne Collins

Oi pessoal, como prometido aqui está minha resenha sobre Jogos Vorazes. Apesar de não ser a melhor resenhista do mundo vocês entenderão o porquê dei a nota que dei... Acompanhem meu post e espero que gostem! Ah, minhas aulas começam amanhã, por isso, não sei se terei tanto tempo por aqui.
Jogos Vorazes
Suzanne Collins
400 páginas
Editora Rocco
Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge. Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?
Antes de ler o livro já havia assistido ao filme, por isso, já sabia o que aconteceria. Na realidade, demorei um bom tempo para lê-lo por causa disso. Estou feliz em anunciar que mesmo tendo assistido ao filme, o livro me deixou surpreendida, tanto que o li em apenas uma madrugada. Não existem palavras para descrever o quanto eu gostei do livro e o quanto amei o Peeta (inclusive ele já está na minha lista de favoritos, com R, Gus, Rudy e Tobias — Four) e a Katniss. Mas vou tentar.

ESSA RESENHA PODE CONTER SPOILERS

O livro é narrado em 1ª pessoa por Katniss Everdeen, uma garota que vive no Distrito 12 — o distrito da mineração de carvão — da tirana Panem (atual América do Norte). E a cada ano os 12 distritos devem oferecer como tributo um casal à Capital. Os dois, juntos com outros vinte e dois jovens, deverão participar dos Jogos Vorazes. O jogo só acaba quando apenas um sobreviver. Esse combate foi criado pela Capital para não haver outras revoluções, como a que ocorreu anteriormente, resultando na obliteração do 13º Distrito.
Durante a leitura fui apresentada a tantos personagens que me cativaram e, alguns que me deram um ódio danado. Mas o mais importante de tudo, é que eu sinto como se os conhecesse. Os personagens principais foram muito bem "desenhados", logo, gostei de todos (infelizmente). Quanto aos personagens secundários: fiquei completamente apaixonada pela pequena e fofíssima, Rue. Mas personagens aparte, a escrita de Suzanne Collins é deliciosa de ler. Existem tantos detalhes e com isso você consegue entender perfeitamente todos os pensamentos de Katniss e também, tudo o que acontece ao redor. 

Apesar de ter assistido ao filme antes de ler, confesso que fiquei surpreendida com o desenrolar da história. Já sabia tudo o que ia acontecer, mas em algumas partes me peguei pensando coisas como "Nossa, como isso vai acontecer?" e torcendo muito pelos personagens. Pois é, para vocês verem como este livro vale a pena ser lido. 
Acredito que Jogos Vorazes é a mãe da distopia moderna — me corrijam se estiver errada, e a obra mais famosa. Como gosto de distopias sempre quis ler o livro (apesar de negar veemente) e após ter lido tenho que concordar com todos os outros fãs: um dos melhores livros de todos os tempos. É tudo tão original, tão bem escrito, tão gostoso. Minha nota final não poderia ser menor do que 5, e como não há nota maior no meu ranking o livro também virou meu favorito. Em mais tempo, menos tempo estarei lendo-o novamente,  e inclusive, já estou lendo a sequência, Em Chamas, resenha em breve.

Compensa mais comprar o Box.

Espero que vocês tenham gostado da minha pequena resenha. Gostei tanto do livro que estou com vontade de sortear um box do livro, mas isso só vai ocorrer quando eu conseguir dinheiro. Cruzem os dedos haha
Beijos, 
Anna

16 comentários:

  1. Oie Anna :)

    Nossa adorei a sua resenha viu , se isso é uma resenhista fraca nem sei como é a boa :D , você leva jeito !!

    Hunger Games é muito amoooor eu devorei a trilogia em 3 dias é já estou pensando em reler , boas leituras e beijos !!

    http://euvivolendo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Nossa, depois desse resenha da vontade de ler o livro e assistir o filme! Estou dando um tempo em distopias mas com Jogos Vorazes é quase impossível! Gostei muito do blog e o layout tá incrível!!

    Abraços,

    Alisson
    contandolivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  3. Minhas aulas também começam amanhã, saco. Sua resenha ficou ótima, disse tudo sobre o livro, adorei!

    ResponderExcluir
  4. Eu não gostei muito do primeiro , eu gostei mais do Em Chamas pois o primeiro parece mais introdução da história e acho que ela so foi boa pra mim quando começaram os jogos.
    Das distopias que li eu gostei mais de A Seleção e recomendo

    ResponderExcluir
  5. Eu li a resenha mais ou menos porque como contém spoilers e eu ainda não li, prefiro não ter a surpresa, eu já conheço a história, tenho o livro a 1 ano mas ainda não li dksajdjlas
    Eu acho que agora eu vou dar uma chance!
    beijos
    blog-cereja.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. eu tenho uns site de livros onlline aqui e estava em dúvida em ler ele, mais eu resolvi ler o livro pretty little liars, dá proxima vou tentar baixar esse sauhasu !
    Ja estou seguindo, retribui a visita ??
    www.diariodostreze.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Nossa, nossa e nossa! Esse livro é muito bom, a Suzanne é muito boa autora e quem lê se encanta!!

    memorias-de-leitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Tem uma tag pra você: http://memorias-de-leitura.blogspot.com.br/2013/02/tag-entrevista.html

    ResponderExcluir
  9. Oi, Anna! Desculpe a demora em responder seus comentários. Só conheci Jogos Vorazes na semana de estreia do filme e com todo o alvoroço corri pra ler antes do filme. Adorei esse livro! Ele foi a primeira distopia que li e gostei muito do gênero. Algo que gostei muito nele é o romance e a ação na medida certa. Já li a trilogia e todos os livros são muito bons. Espero que goste de Em Chamas!

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Jogos Vorazes foi o livro que mais me impactou, sem dúvidas. Eu amei, amo e tive uma extensão de ressaca depois de terminar A Esperança.
    Certamente, Jogos Vorazes foi o impulsor da moda distópica, a referência da modernidade...

    Bjs,
    Bibliotecando com a Cris

    ResponderExcluir
  11. Que pena que você assistiu ao filme antes de ler o livro! Mas, fico feliz que você tenha apreciado a leitura mesmo assim. Jogos vorazes é uma história muito boa, e estou doida para ler o segundo livro (antes que o filme saia, espero).
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Eu adorei esse livro, acho uma ótima história. Espero ler o segundo antes que o filme saia.
    Que pena que você assistiu ao filme antes de ler o livro, acho que tira um pouco da magia, porém fico feliz em saber que mesmo assim você pôde apreciar bastante a leitura.
    Beijos,
    alanahomrich.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Ah, jogos vorazes é favorito com certeza, e o Peeta é um amor *--* Vou ficar esperando a resenha de Em chamas :D

    Beijos
    aritmeticadasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. Eu já vi o filme mas agora fiquei com receio de ler a resenha por conter spoiler, mas eu ainda vou ler esse livro. Ele está sendo elogiado por diversas pessoas de todos os lugares, com certeza é muito bom!

    Xx
    www.likeparadise.com.br

    ResponderExcluir
  15. AHHH!! Ainda só vi o filme que AMEI.
    Bjs
    eternamente-princesa.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Eu li todos e só gostei mesmo do "Jogos Vorazes" - comprei o box e me arrependi ¬.¬
    A escrita é muito boa, muitos detalhes, mas peguei certo ódio da Katniss por se tornar uma garota com um coração por causa do Peeta e do Gale - o que tornou "Esperança" muitos mais chato que "Em Chamas".
    Beijos.

    http://returningtodarkness.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir